Acesso Restrito
Como acessar os materiais?
Cadastre-se para receber a nossa newsletter





Fonoaudiologia - Dialogue Fono
Fonoaudiologia

"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição."

Texto aprovado pelo Plenário do CFFa durante a 78ª SPO, realizada nos dias 06 e 07 de março de 2004. Fonte: www. cffa.org.br no dia 05/10/07.

Áreas da Fonoaudiologia

Linguagem

O fonoaudiólogo é o profissional habilitado a avaliar e tratar os aspectos relacionados à aquisição, desenvolvimento e distúrbios da linguagem oral e escrita, tais como: desvios fonológicos, gagueira, dislexia, afasias, etc.

Audiologia

O fonoaudiólogo é o profissional responsável por realizar a avaliação audiológica através dos seguintes exames: audiometria tonal liminar, medidas de imitância acústica, emissões otoacústicas, avaliação comportamental, potenciais auditivos evocados, avaliação vestibular e avaliação do processamento auditivo. Realiza também a reabilitação auditiva através da seleção, indicação e adaptação de aparelhos auditivos, programação do implante coclear e reabilitação vestibular.

Voz

O fonoaudiólogo atua na prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios vocais, na promoção da saúde vocal, e no aperfeiçoamento e estética vocal, principalmente dos profissionais da voz, como cantores, atores, professores, locutores, telefonistas, etc.

Motricidade orofacial

O fonoaudiólogo está habilitado a trabalhar a musculatura da face, da boca e da língua. Nesta área, a atuação pode ter objetivos terapêuticos, no tratamento de problemas relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala.

Onde o Fonoaudiólogo pode atuar

Unidades básicas de saúde, ambulatórios, consultórios, clínicas, hospitais, creches e berçários, escolas regulares e especiais, asilos, casas de repouso e home care, prefeituras, veículos de comunicação, indústrias, centros auditivos, empresas, meios de comunicação, instituições de ensino superior, meios de comunicação, associações, ONGs, e demais atividades que possam se beneficiar do trabalho fonoaudiologico.


DIALOGUE FONO | Av. Protásio Alves, 3504 / 603 | Rio Branco | Porto Alegre_RS | Brasil | (51) 3026.4646
contato@dialoguefono.com.br
Produzido por dEx